Médico De Família E Clínico Geral: Qual A Diferença? Mais Saúde Pr

· 3 min read
Médico De Família E Clínico Geral: Qual A Diferença? Mais Saúde Pr

Após a graduação em Medicina, o profissional interessado nessa carreira deve fazer uma residência em Clínica Médica. Esse profissional pode lidar com casos bem específicos como gastrite, diabetes, infecções, alergias, entre outras ocorrências. De acordo com o site Salário.com.br, um médico generalista ganha, em média, R$9.746,74, para trabalhar 29 horas semanais. Quando você tem dores de cabeça, abdominais, febre, enjoo, ou quaisquer outros sintomas inespecíficos, você vai ao pronto-socorro ou procura um clínico geral. Eles são muito bons nas suas áreas de atuação, e isso não significa que um seja melhor do que o outro. Nas Unidades de Terapia Intensiva , por sua vez, o clínico é o responsável por fazer o manejo de pacientes já em estados mais críticos.

  • Contudo, como é parte obrigatória na formação médica e uma das áreas base da medicina, todo hospital geral tem um serviço de clínica médica.
  • Por isso, passar por um clínico geral antes pode te ajudar a resolver o problema.
  • A observação clínica analisa a história da doença que leva a pessoa a procurar o médico, e realiza o exame físico do paciente em seus menores detalhes em busca de dados para a elaboração do diagnóstico e do prognóstico.
  • Antes a relação médico-paciente era marcada por uma questão de autoridade sobre o conhecimento.
  • Dependendo da avaliação médica, o médico poderá iniciar algum tipo de tratamento ou direcioná-lo a um outro especialista.


O seu navegador está com javascript desativado ou não possui suporte ao recurso. No entanto, os grandes centros de referência são as universidades públicas, que concentram os grandes professores e catedráticos da especialidade. Dessa forma, no momento, são cerca de  35 mil clínicos registrados pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Alguns cursos colocam o aluno em situações práticas em diferentes ambientes comuns ao cotidiano da profissão desde o momento da formação.



Clínico Geral: Tudo Sobre A Profissão



Por ano, a Rede D’Or realiza cerca de 3,5 milhões de atendimentos emergenciais.  Isso acontece porque essa especialidade dá ao médico uma visão integral do paciente, colaborando com a maior rapidez no diagnóstico. Logo, conhecendo mais profundamente o histórico dos pacientes, os médicos dessa especialidade estão aptos a orientar de forma mais precisa.

Quando Procurar O Médico Clínico Geral?


O Clínico Geral irá direcionar de maneira mais eficiente as doenças a serem diagnosticadas e tratadas, indicando assim a especialidade médica mais adequada para cada caso. Entre os sintomas mais comuns tratados por esta especialidade, encontramos dor de cabeça, vômitos, mal-estar em geral, tontura, fadiga, diarreia e dores no peito. O clínico é um médico generalista, por isso, precisa ter um leque bastante abrangente de conhecimento médico.


Nesse sentido, uma função do generalista é realizar o primeiro atendimento, podendo prescrever um tratamento ou encaminhar para um especialista, dependendo da complexidade do caso. Portanto, o ideal é procurar por eles quando origem de um problema já é conhecida, ainda que de modo aparente. Afinal, nem sempre um sintoma pode indicar uma doença naquele local específico. Muitas vezes, ao procurar uma instituição de saúde, o paciente pode ser encaminhado para uma especialidade após uma triagem. O termo “clínico geral” é erroneamente e popularmente utilizado para designar o médico que é apenas graduado em “medicina”, e não possui, necessariamente, alguma especialização.  rinoplastia Valença , o termo mais correto para designar o médico sem especialização, é “generalista”.